Topo
Home » Projetos » Casa da Jaboticabeira

Casa da Jaboticabeira

Ano: 2012 Local: Goiânia, GO Área: 471,76 m² Compartilhar Pin este item

O terreno longitudinal disposto em uma esquina, tendo sua fachada lateral voltada para uma rua de alto trafego. Assim, foram necessárias soluções que permitissem que a casa “pudesse ver a rua” porém que a “rua não pudesse ver o interior da casa”, para isso foram colocados diferentes anteparos visuais na fachada da casa, como o biombo, o brise e o jardim, que trouxeram ao projeto identidade e ao mesmo tempo liberdade. Diante da implantação se desdobra o partido que teve em seus princípios a elaboração de um casa que fosse mais aberta e ventilada sem comprometer a privacidade dos usuários.

jabot01 jabot02

Os ambientes íntimos e coletivos são separados em dois pavimentos, superior e térreo, integrados verticalmente pelo pé direito duplo sobre a sala. O jardim de inverno, além de ser ocupado por uma jabuticabeira, proporciona uma integração entre os ambientes abertos e fechados.
A ventilação da casa é favorecida devido a presença do pé direito duplo sobre os ambientes de living e jantar. Outra fonte de ventilação para o interior da casa é o jardim de inverno, que tem em seu centro uma jabuticabeira. A iluminação, por sua vez entra parcialmente nos ambientes da casa por meio do brise solei na fachada frontal.
O projeto contém planos com materiais específicos que dão acabamento á obra. Planos em madeira como um painel, a porta e o portão em material metálico enferrujado em contraste com um perfil de vidro temperado incolor conferem á fachada do projeto uma linguagem própria. A fachada frontal também possui um brise na cor branca que entra em contato com um biombo, em chapa metálica (formica) que serve de anteparo visual à sala.
Para a elaboração desse projeto foi feita um pesquisa a respeito dos materiais para acabamento, o que proporcionou à casa uma variedade de materiais, porém que possuem semelhanças estéticas e produzem entre si uma “conversa”.
Outro aspecto peculiar da casa da jaboticabeira é a abundância em áreas verdes e abertas, porém com características distintas. Os jardins frontal e lateral são  utilizados como forma de anteparo visual. Já na parte posterior da casa, além da área de lazer, há um jardim contemplativo e um pomar.

1 2 3 8 4 5 6 7